top of page

O NAVIO DE TESEU

O Navio de Teseu


Segundo a mitologia, Teseu resgatou os jovens em Creta, após matar o Minotauro. Com a ajuda de Ariadne ele rumou com seu navio, primeiramente para Delos e depois para Atenas. (Veja o significado do mito no vídeo O Labirinto da Vida, acessando o link no final deste vídeo).


Essa façanha era anualmente comemorada, fazendo-se uma viagem em peregrinação à Delos, sendo que antes de cada viagem a embarcação passava por reformas, substituindo-se peças, equipamentos e partes do casco, que eram revestidos por novos madeiramentos.


Após muitos séculos, pela troca de todas as peças, perguntava-se se o Navio de Teseu seria o mesmo originalmente usado? Ou seria um totalmente transformado?


Esse é o paradoxo sobre a nossa real identidade. Nós, enquanto corpos físicos, não seríamos o próprio Navio de Teseu? Parece-me que sim, pois a cada dia as células de nossos corpos são renovadas, com a pele e mesmo o tecido de todos os nossos órgãos. Até as neurais que afirmavam que não poderiam ser regeneradas, mas que agora, pelas pesquisas feitas pelo médico neurocientista austríaco Eric Kandel, descobriu-se a neuroplasticidade, onde o sistema nervoso central é dinâmico e adaptável.


Assim, ao final de alguns anos não somos mais o mesmo conjunto celular, ou seremos os mesmos enquanto nossas identidades pessoais? Sob a perspectiva da reencarnação, então, onde seremos integralmente revestidos de novos corpos de matéria mental, astral e física densa, naturalmente estaremos renovados, mas seguramente seremos os mesmos enquanto nossas identidades espirituais, embora estejamos identificados com personalidades distintas.



1 visualização

Comments


bottom of page